slogan

Laboratorio de Inovação Urbana em Amarante cria impacto 1O Laboratório de Inovação Urbana está a criar impacto em Amarante.O projeto pioneiro do município amarantino tem como missão, ao longo de dez semanas,  trabalhar para descobrir as necessidades não realizadas ou "escondidas" dos habitantes da cidade de Amarante.

Os cinco elementos do grupo que compõem o laboratório procuram soluções reais, tendo como base um método inovador conhecido por Design Thinking. Segundo Richard Hylerstedt, coordenador e mentor do projeto AaA Lab "Durante as primeiras cinco semanas do projeto, aprendemos muito sobre a forma de vida em Amarante e como fazer o design urbano mais centrado no utilizador. Agora o nosso objetivo passa por integrar a nossa forma de trabalhar na metodologia utilizada na Câmara Municipal de Amarante e tentar implementar os nossos conceitos. Será também realizado um workshop intensivo destinado aos trabalhadores do Município".A saber que todas as quartas-feiras é possível participar nos encontros organizados pelo AaA Lab, alternando entre a Porta 43 – Gatilho Associação e o Café Bar – Restaurante São Gonçalo. A 24 de Julho acontece no Centro Cultural de Amarante, a segunda apresentação, durante a qual serão divulgados os resultados obtidos pelo Laboratório.

O texto abaixo foi escrito pelos membros do Laboratório de Inovação Urbana descreve a mais recente atividade realizada pelo grupo.

 

"Às 14h00 do dia 4 de junho as pessoas que apreciavam a vista sobre o Tâmega , presenciaram algo invulgar. Um grupo de jovens carregava um triângulo colorido, do tamanho de um pequeno carro, para uma das ilhas existentes no rio. Amarraram a construção que suportava a lona pintada a alguns ramos e, cuidadosamente, lançaram a estrutura à água. A obra de arte ficou então ancorada na ilha e deixada a flutuar para ser admirada pelos que lá passavam.

Na origem da ideia da escultura flutuante está o utilizador 'Francisco', um perfil baseado nas entrevistas realizadas a amarantinos. 'Francisco', um jovem com interesse na cultura de Amarante luta para mostrar algo interessante e único aos seus amigos que estão nas grandes cidades. Baseado na informação recolhida sobre as ofertas culturais existentes e no envolvimento da comunidade, a equipa do Amarra-te a Amarante Lab combinou um conjunto de ideias, criando o conceito de um festival anual de esculturas flutuantes. As reações ao protótipo foram bastante positivas, tendo em conta que uma construção de 3 por 3 metros não é suficientemente grande para ser vista e apreciada desde a ponte e das margens do rio." Abaixo imagem do triângulo colorido).

Laboratorio de Inovação Urbana em Amarante cria impacto 2

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos