slogan

Senhora da Ponte em Amarante (1)Em Amarante, a figura conhecida como "Senhora da Ponte" vai ser temporariamente removida para ser restaurada.

No âmbito das obras de restauro e recuperação do pórtico lateral, da Varandas dos Reis do Convento de São Gonçalo, a figura vai ser alvo de uma ação de restauro, e por isso, foi temporariamente removida do local.

A figura "Senhora da Ponte" é, na sua designação correta, um cruzeiro biface, um dos raros exemplares existentes no país, por sinal, completo e ricamente esculpido. Este cruzeiro retrata a Senhora da Piedade e Cristo Crucificado. A saber que a obra é comparticipada pelo Município de Amarante e está a cargo da Direção Regional da Cultura do Norte e inclui a limpeza da cantaria e dos elementos decorativos, a fixação de algumas peças ornamentais, o preenchimento das juntas e rebocos, a substituição de alguns elementos irremediavelmente danificados ou desaparecidos, a substituição da beirada e respetivo sistema de drenagem de águas pluviais da cobertura da Varanda dos Reis e a colocação de um sistema – por choque elétrico de baixa voltagem – anti-pombo.

 

Senhora da Ponte

 

A saber que outrora e até ao momento anterior ao seu desmoronamento, a imagem estava colocada a meio da ponte medieval que delimitava os Concelhos de Gouveia de Riba Tâmega da Vila de Amarante. Essa ponte medieval, ruída a 10 de Fevereiro de 1763 durante uma forte intempérie possuía, no seu lado esquerdo uma torre fortificada que atestava o valor e a importância da passagem.

A "Senhora da Ponte" trata-se de um cruzeiro medieval, datado do século XIV, de tipologia extremamente rara, de influência Galaico-Portuguesa, uma das poucas reminiscências medievais que a cidade encerra, com um elevado valor histórico – pela decoração e raridade – que acabou, após os desmoronamento da ponte, incrustado no local onde se encontrava – numa janela da Igreja de São Gonçalo e para o qual nunca foi destinado ou concebido, mas, certamente, lá colocado pela proximidade ao local onde originalmente esteve.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos