slogan

palcos do românicoA partir de sábado, 1 de Março, os Palcos do Românico realizam-se em Felgueiras. Trata-se de uma iniciativa da Rota do Românico onde vários eventos culturais e artísticos, como cinema, teatro ou música, são apresentados nos monumentos integrantes na rota. Até 31 de Maio os Palcos do Românico passam pela Casa das Artes, Biblioteca Municipal Igreja de Santa Maria Airães, Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro e Escola Profissional de Felgueiras. Os espetáculos têm entrada livre.

 

Programação e locais dos espetáculos:

 

|"Estilhaços Cinemáticos", projeto apresentado pelo grupo "Estilhaços", em que 4 músicos viajam com música e texto por 8 livros que ilustram o filme da vida dos ilustradores, como quem conta um conto e acrescenta um ponto. Com a seguinte apresentação:

Casa das Artes - Café Concerto, Felgueiras| 01 de março (Sábado), 21h.

 

|"A elegante melancolia do crepúsculo", projeto apresentado pelo "Cine Teatro Constantino Nery", em que se pretende interpelar e transpor as fronteiras entre o teatro e o cinema baseado na obra de Charles Chaplin. Com as seguintes apresentações:

Casa das Artes, Felgueiras| 14 de março (Sexta-feira), 21h, e 15 de março (Sábado), 21h.

 

|"Bibliotecar", projeto apresentado pela associação "Cão Danado" em que se pretende que através da expressão dramática os jovens sejam convidados a criarem as suas próprias personagens e o seu próprio livro, com a seguinte apresentação:

Biblioteca Municipal de Felgueiras, Felgueiras |15 de abril (Terça-feira), 10h.

 

|"A Torre dos Alcoforados", projeto apresentado pela companhia de teatro "Astro Fingido" em que se pretende dar maior visibilidade e um conhecimento mais aprofundado em relação ao edifício mencionado, e ir mais longe ao criar uma dramaturgia assente em lendas, histórias e ditos populares locais, veiculados de geração em geração. O projeto terá apresentações públicas em Paredes e como itinerância em Felgueiras, com a seguinte apresentação:

Casa das Artes, Felgueiras| 27 de abril (Domingo), 16h.

 

|"Lendas e Narrativas – memórias de um tempo qualquer", projeto apresentado pela companhia de teatro "Apuro" em que se pretende a partir de um trabalho conjunto entre profissionais e amadores, abordar as lendas e narrativas locais num processo de construção dinâmico. Com as seguintes apresentações:

Casa das Artes, Felgueiras| 02 de maio (Sexta-feira), 21h, e 03 de maio (Sábado), 21h.

 

|"Um concerto, um monumento", projeto musical apresentado pelo "Ensemble Vocal de Freamunde", o qual pretende proporcionar aos seus ouvintes um concerto que reforçará a compreensão da dimensão artística da música coral atual, com a seguinte calendarização:

Casa das Artes, Felgueiras| 04 de maio (Domingo), 15h00.

 

|"Missa Peregrinorum", concerto que promoverá a efeméride do Dia da Europa, e da ligação da RR com a TRANSROMANICA. O "Ensemble Montalbâne" e os pequenos cantores da Escola de Canto da Catedral de Naumburg, vindos da Alemanha, promoverão um reportório através da recriação dos registos de dois importantes manuscritos medievais, o "Codex Calixtinus" e no "Llibre Vermell" de Montserrat.

Local: Igreja de Santa Maria Airães, Felgueiras|09 de maio (Sexta-feira), 21h.

 

|"Acis and Galatea", projeto proposto pelo "Curso de Música Antiga da ESMAE" sob a direção musical e artística de Magna Ferreira. "Acis and Galatea" de Haendel, estreada em 1718 é uma das obras mais populares do compositor. Para além da possibilidade dos ensaios terem a possibilidade de contarem com a assistência de comunidade educativa, a calendarização da apresentação desta ópera barroca é a seguinte:

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Felgueiras|31 de maio (Sábado), 21h.

 

No âmbito do "Palcos do Românico" também se apresentam os "Palcos Paralelos" numa perspetiva de articulação de diversas expressões culturais e artísticas, formação da comunidade e efemérides. Para além do concerto "Missa Peregrinorum" referido anteriormente, também será realizada uma "Oficina de Cinema de Animação", sob a proposta de Abi Feijó, que decorrerá nas instalações da Escola Profissional de Felgueiras.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos