slogan

Museu de PenafielO Festival Literário "Escritaria 2015" vai estar em destaque no Museu Municipal de Penafiel durante o mês de Outubro.

Revela a autarquia em comunicado que dia 15, às 17h30, realiza-se a inauguração da exposição "Mário Cláudio, Muitas Vidas Numa Vida". No dia 16, às 21h30, realiza-se o lançamento do livro "Astronomia", do escritor Mário Cláudio. A apresentação do livro estará ao cargo de Gabriel Guimarães e realiza-se na sala 6 do Museu Municipal. No dia 17 vão decorrer várias atividades com destaque a Mário Cláudio, o escritor homenageado na "Escritaria 2015". Às 15h00, vai decorrer a conferência "Mário Cláudio, Vida e Obra". A abertura desta sessão será realizada com uma interpretação musical protagonizada pela Escola de Música de Penafiel. Às 21h30, vai decorrer uma entrevista ao escritor Mário Cláudio no Museu Municipal de Penafiel, aberta ao público em geral, com entrada gratuita. No dia 30 de Outubro decorre o evento "Encontros de Outono 2015". Nesta atividade irá ser abordado o tema "Os Museus face à crise económica na cultura – Desafios e estratégias". Este evento realiza-se das 09h30 às 17h30, e é organizado pela "ICOM Portugal" e pelo Museu Municipal de Penafiel. Durante o mês de Outubro, o "objeto do mês", promovido pelo Museu Municipal de Penafiel, será a Caldeira, recipiente em cobre martelado e usado para cozinhar, nomeadamente a marmelada.

No âmbito do festival literário, "Escritaria", a realizar em Penafiel no mês de Outubro, a Biblioteca Municipal de Penafiel promove várias atividades alusivas a este evento e ao escritor homenageado, Mário Cláudio. No dia 16 de Outubro, às 10h30, vai realizar-se a inauguração da exposição "Mário Cláudio – Biografias da alma". Esta exposição dá a conhecer a obra de Mário Cláudio que segundo o autor, considera-se "um historiador de biografias secretas, ou de biografias possíveis. Mais um historiador de vidas, vidas fantasiadas, do que um biógrafo". A exposição "Mário Cláudio – Biografias da alma", estará disponível durante o mês de Outubro.

No âmbito da atividade "Sábados em Família", realiza-se, no dia 10 de Outubro, às 10h30, o encontro com a escritora e ilustradora Carla Anjos. No final desta atividade será feita uma marioneta em material reciclado.

Durante o mês de Outubro a Biblioteca Municipal de Penafiel vai promover 4 sessões de cinema. No dia 7 será exibido o filme "Frozen – O reino do gelo", no dia 14 "Idade do Gelo 3", no dia 21 "Os Pinguins de Madagáscar" e por último, no dia 28, o filme "Happy Feet 2". As sessões de cinema realizam-se no auditório da Biblioteca às 14h30 e a participação está sujeita a marcação. A atividade "Hora do Conto" vai desenrolar-se no universo infantil da obra de Mário Cláudio. No dia 16 de Outubro, às 11h00, o grupo de teatro "Andaime" vai realizar uma leitura encenada da "Hora do Conto", com o título "universo infantil na obra de Mário Cláudio", abordando os livros "Nero e Nina"; "Olga e Cláudio" e "A bruxa, o poeta e o anjo". A "Hora do Conto" vai prolongar-se durante todo o mês de Outubro.

PODCAST-RRB-BUTTON

PUBLICIDADE

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Covid 19 - Recomendações

Medidas de prevenção:

. distanciamento social;

. etiqueta respiratória:

. o tapar o nariz e a boca quando espirrar ou atirar, usar um lenço de papel ou o braço, NUNCA com as mãos;

. o deitar o lenço de papel no lixo;

. lavar como mãos sempre que se associar, espirrar ou atirar;

. lavar frequentemente como mãos com água e sabão ou uma solução à base de álcool;

. ou evitar contato próximo com dores com infeções respiratórias.

A Direção-Geral da Saúde não recomenda o uso de máscara de proteção individual por pessoas sem sintomas.

A utilização correta das máscaras é recomendada apenas para:

• pessoas doentes;

• suspeitas de infração por COVID-19:

• profissionais que prestam cuidados médicos suspeitos de infração por COVID-19:

O que devo fazer se tiver tido contato próximo com uma pessoa infetada?

Os seguintes sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória) devem:

• ligar para o SNS 24 - 808 24 24 24 e seguir como instruções dadas;

• evitar estar próximo de pessoas;

Se não tiver sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória), deve:

• evitar estar próximo de pessoas durante 14 dias;

• medir a temperatura 2 vezes por dia;

 

Siga sempre todas as indicações das autoridades de saúde, nomeadamente a Direção Geral de Saúde, o Serviço Nacional de Saúde, a Organização Mundial de Saúde e as autoridades locais.