slogan

Jovem Criação EuropeiaCom inauguração marcada para o próximo sábado, pelas 16h, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) vai mostrar, até 13 de setembro, mais uma bienal de arte contemporânea, designada Jovem Criação Europeia, onde estão representados oito países, incluindo Portugal.

São três os espaços do Museu onde poderão ser vistos os trabalhos que integram a exposição: sala de exposições temporárias, claustros do piso térreo e claustros do 1º piso, recentemente objeto de requalificação. As obras resultam de inscrições e propostas de trabalhos individuais ou coletivas, sem tema, de natureza e materiais diversos, sendo que os jovens selecionados são artistas reconhecidamente promissores que, à data do concurso, 2013, ainda não se encontravam representados em instituições culturais ou comerciais - museus, centros culturais ou galerias de arte. O nosso país está representado nesta bienal de arte europeia por seis jovens artistas (Jorge Araújo, Nuno Lacerda, Cláudia Lopes, Flávio Nuno Joaquim, Ana Pais Oliveira e Mariana Sampaio), sendo os restantes 42 oriundos dos seguintes países: França, Holanda, Lituânia, Hungria, Itália, Espanha e Alemanha. O Salão da Jovem Criação Europeia teve início em 2000, em França, imbuído do espírito do programa Erasmus, e começou por envolver apenas três cidades: Montrouge (França), Sant Cugat (Espanha) e Amarante, vindo, progressivamente, a incluir outras, sendo, atualmente, nove. É seu Curador Executivo Andrea Ponsini, especialista em Comunicação e Gestão Cultural.

Diga-se, a propósito, que está já em marcha o projeto da "Jovem Criação Europeia 2015/2017" que abrirá com a Exposição de Montrouge, a iniciar entre 1 e 15 de outubro de 2015, e continuará até agosto/setembro de 2017, quando terá lugar a abertura da Exposição em Amarante.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos