slogan

Feira Quinhentista CBO Castelo de Arnoia, em Celorico de Basto, assinala, no próximo fim-de-semana, o término das obras de requalificação de que foi alvo.

Em comunicado a Rota do Românico, revela que "se na primeira fase das obras, realizada em 2014, se procedeu à requalificação da envolvente do Castelo de Arnoia, na qual se incluiu também a criação de um percurso pedestre sinalizado, nesta segunda etapa o foco foi o monumento em si."

Segundo nota enviada à redação "trabalhos incidiram sobretudo no interior do Castelo, nas muralhas e na torre, abarcando a limpeza e tratamento das fachadas, o restauro do pavimento e da cobertura, a reparação de portas e janelas e a criação de uma nova escada de acesso. Foi instalada igualmente uma rampa de acesso ao interior do Castelo, dando sequência às preocupações da Rota do Românico com a garantia das condições de mobilidade e acessibilidade aos elementos patrimoniais por parte de todos os seus visitantes.

Os percursos que conduzem o visitante ao monumento também foram beneficiados, mediante a sua pavimentação. Foi, ainda, instalada uma rede de abastecimento de água, para rega e limpeza do Castelo, bem como uma rede de energia, iluminação e segurança do monumento e dos seus percursos."

A intervenção no Castelo de Arnoia, desenvolvida em parceria pela Rota do Românico e pela Direção Regional de Cultura do Norte, organismo que tutela o monumento, representou um investimento de cerca de 157 mil euros, cofinanciado em 85% pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e em 20% pelo Município de Celorico de Basto. A saber que no proximo sábado o autarca de Celorico de Bastoapresenta  a candidatura do Castelo de Arnoia e Villa de Basto a Património da Unesco. Veja no cartaz acima as restantes iniciativas agendadas para o fim-de-semana na Villa de Basto.

 

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos