slogan

400 anos da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos S. Pedro (2)Os 400 anos da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos de S. Pedro,vão ser celebrados na Basílica de S. Pedro, em Guimarães.

A 25 de junho, pelas 18H30 na extensão do Museu Alberto Sampaio, na Praça de Santiago, em Guimarães acontece uma apresentação da Irmandade na história da cidade de Guimarães, e da agenda cultural dos eventos a realizar ao longo do ano 2015/2016.A saber também que a abertura solene do Ano Jubilar,acontece a dia 28 de junho, pelas 18h, na eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

Deixamos abaixo texto do convite enviado à redação:

"Tu és Pedro"

Sob o lema Missão Pedro Faz-te ao Bem, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, ereta na Basílica de São Pedro, Toural, Arciprestado de Guimarães e Vizela, Arquidiocese de Braga, vai comemorar, de junho de 2015 a junho de 2016, um Ano Jubilar no quadricentenário da sua existência. Primeira que na Prima Diocese se reconhece e a terceira que ilustra o Orbe Lusitano.

HISTÓRIA

"sobre esta pedra edificarei a minha igreja"

1616 – Fundação da Irmandade.

A devoção e o culto a São Pedro começou na capela de S. João Batista, nos claustros da insigne Colegiada da Oliveira (retábulo e imagem com relicário do Santo).

1733 – O culto transfere-se para uma capela provisória nos claustros do Convento de S. Francisco.

1737 – Início da construção de uma capela própria da Irmandade onde hoje é o Largo do Toural.

1750 – A Irmandade deixa os claustros de S. Francisco. Bênção da nova Capela a 11 de novembro e Entronização a 29 do mesmo mês.

1751 – A Capela é elevada ao estatuto privilegiado de Basílica, por Breve de Bento XIV recebido a 26 de março.

1752 – Diligências para a construção da Basílica.

1782 – Início da construção da atual Basílica.

1809 – Ocupação e profanação do Templo e perda de importante espólio religioso aquando da Segunda Invasão Francesa.

1942 – Desabamento do soalho de um anexo após a Missa das Almas, enquanto se distribuía o pão pelos pobres, provocando 10 mortos e muitos feridos, a 1 de novembro.

2016 – 400.º aniversário da Irmandade.

MISSÃO

"Faz-te ao largo"

Prosseguindo a dinâmica pastoral, ao longo do Ano Jubilar, em sintonia com a Igreja diocesana e arciprestal, propõe-se esta Irmandade a promover os mais diversos eventos Litúrgicos, Pastorais, Culturais e Sociais, envolvendo ao largo e ao longe a comunidade, os crentes e não crentes. Durante o ano jubilar decorrerão eventos como Concerto "Cânticos da tarde e da manhã"- Teresa Salgueiro, a 3 de julho; concerto Sopro de vida "Maria" de Rao Kyao, a 8 de setembro; Festas da Cidade, Marcha Gualteriana com carro alegórico alusivo à Irmandade, Grupo de Cante Alentejano, entre muitos outros eventos.

DESAFIO

"Segue-me"

400 anos da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos S. Pedro (1)

 

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos