slogan

Ex combatentes de Celorico de BastoO Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi comemorado oficialmente em Lamego mas o grupo de ex-combatentes de Celorico de Basto deslocou-se, como habitualmente, a Lisboa para participar nas cerimónias que decorreram naquela cidade dedicadas aos ex-combatentes falecidos em combate.

"São sempre momentos marcantes para estes homens que viveram de perto a guerra, com recordações múltiplas de muitos momentos vividos. De facto, trata-se de uma cerimónia que procura valorizar todos aqueles que defenderam a pátria de forma guerreira aquando da guerra colonial", disse o autarca, Joaquim Mota e Silva. De facto as cerimónias do 10 de junho procuram exaltar as forças armadas portuguesas numa alusão ao poder colonial. Este grupo participou nas cerimónias de Lisboa, uma ação promovida pelo município de Celorico de Basto, que desenvolveu todos os trâmites para que os ex-combatentes de Celorico de Basto pudessem participar nas cerimónias de homenagem aos ex-combatentes falecidos em combate. "Estas cerimónias têm uma simbologia muito especial para nós sobretudo pelas memórias que nos acompanham. Vivi momentos muito difíceis na guerra colonial em moçambique mas felizmente, e ao contrário de muitos, consegui regressar ao meu país sem sequelas da guerra", Manuel Rio, presente nas cerimónias.

Recordar que, oficialmente, a cerimónia de destaque com condecorações e a presença do Presidente da Republica tiveram lugar na cidade de Lamego.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos