slogan

Folia 2015 LousadaA Jangada teatro e a Câmara Municipal organizam o 15.º Folia – Festival de Artes do Espetáculo de Lousada, que tem início do dia 24 de Abril e prolonga-se até dia 2 de Maio.

Da vasta lista de programação constam companhias como A Barraca (Lisboa), Teatro Art' Imagem (Porto), Teatro das Beiras (Covilhã) e Peripécia Teatro (Vila Real). Esperam-se ainda boas surpresas de Cabo Verde, através dos Craq' Otchord e da Ilha D'Arte de Lisboa. Esta 15.ª edição do Folia, que é uma organização da Jangada teatro e da Câmara Municipal, vai contar também com música, cinema de animação, magia, dança e exposição. No primeiro dia do Festival de Artes do Espetáculo de Lousada vai estrear a 43.ª produção da companhia residente: "American Way". Esta é uma história que apresenta os fluxos migratórios dos anos 60 e 70. "American Way", pretende retratar de forma divertida e musical, as alegres peripécias, os dissabores e as desilusões de quem criou demasiadas expectativas no país de acolhimento. A família que aparecerá na peça escolhe a América como o país estereótipo de todas as oportunidades. Mas passam mal e vivem na rua, até compreenderem que a única forma de sobrevivência é fazerem um espetáculo cujo tema é Portugal. A abertura do evento vai decorrer pelas 21h00 com a atuação do jovem lousadense Mágico Sopas, com o espetáculo Close Up Magic. Segue-se a partir das 21h30 a nova produção da Jangada teatro. No sábado, dia 25, é repetido o espetáculo "American Way", pelas 21h30, sendo antecedido de um apontamento de cinema de animação da autoria de Abi Feijó. O fim de semana tem continuidade com o "Fardo", da Peripécia teatro, a partir das 21h30. Nos dias seguintes vão ser apresentados os espetáculos "Esquizofrenia", "Tartufo", "A maior flor e outras histórias segundo José", o concerto de Rita Red Shoes, "Rádio Cabaret" e "O farrusco, o telefone e eu". Durante o tempo em decorre o Folia vai estra patente a exposição "O sítio das Marionetas", diariamente entre as 20h30 e as 21h30, também no Auditório Municipal.

 

Comemoração do "25 de Abril" em Lousada

Este ano comemora-se o 41.º aniversário da Revolução do "25 de Abril" ao qual a Câmara Municipal se associa, tal como em anos anteriores. Pelas 10h00, tem lugar o hastear as bandeiras junto ao Edifício dos Paços do Concelho, contando ainda com arruado, marcha e o Hino Nacional. A partir das 14h30 tem início o Desfile Etnográfico na Avenida Senhor dos Aflitos e Rua da Constituição da República, seguindo-se o Festival Concelhio de Folclore, a partir das 15h00, na Praça das Pocinhas. Participam nesta atividade, que é já uma tradição das comemorações do 25 de Abril, os grupos de S. Pedro de Caíde de Rei, As Lavradeiras do Vale do Sousa, Flores de Primavera, Nogueira, Ceifeirinhas do Vale do Mesio e da Senhora Aparecida.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos