slogan

 

BOTAO OUVIR BOTAO RADIOQUEVALEPORDUAS

Assembleia da República em exposição em Celorico de BastoA exposição "Assembleia da República – Imagens do Parlamento", patente no Centro Cultural prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, foi inaugurada a 5 de novembro, e mostra, em 24 telas, com fotografias e texto, grande parte da história do parlamento Português.

Uma exposição itinerante que procura levar a Assembleia a todos os concelhos do país e que estará em Celorico de Basto até dia 28 de novembro.

A abrir a sessão de inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, salientou a importância de dar à comunidade a oportunidade de conhecer de perto, "a base mais importante da nossa democracia, a Assembleia da República, onde trabalham os eleitos do povo, um local imponente pelas suas características arquitetónicas mas também pela sua importância enquanto órgão de soberania". O autarca recordou os tempos de deputado na Assembleia da República, "há 18, 19 anos tive a oportunidade, como deputado, de conhecer bem este espaço, é um local marcante e imponente, e estou certo que esta exposição irá aguçar a curiosidade de todos para visitar efetivamente o Palácio de S. Bento e ver ainda mais de perto, tudo o que é retratado nesta exposição".

A exposição retrata a história do Palácio de S. Bento desde a sua origem que remonta a 1598 até aos dias de hoje, um dos maiores símbolos da democracia.

Esteve presente o historiador da Assembleia da República, Francisco de Lencastre e Távora, que explicou pormenorizadamente todos os quadros da exposição que inicia com a origem do Palácio de S. Bento e todas as suas transformações e funções ao longo de séculos tendo passado por momentos marcantes na história de Portugal como a restauração da independência, a implementação da República, o Estado Novo e a democracia. Durante a sessão, os presentes, sobretudo alunos do Agrupamento de Escolas, puderam conhecer os diferentes espaços físicos da Assembleia da República e as suas funções específicas, desde a sala do plenário onde se reúnem os 230 deputados da Assembleia da República, a sala do senado, a sala dos Passos Perdidos, a biblioteca... Uma exposição que procura aproximar a Assembleia da República de toda a população, dando a conhecer a sua história procurando perpetuá-la na memória de todos.

Consciente da importância deste órgão de soberania, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto promove anualmente visitas dos alunos à Assembleia da República. A próxima visita contemplará os alunos presentes nesta exposição e está marcada para meados de Abril. A exposição ficará patente no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa até ao dia 28 de Novembro. A visita à mesma deverá ser previamente agendada na Biblioteca Municipal.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos